domingo, 30 de junho de 2019

TRE suspende expediente; atividades serão retomadas na quarta, dia 3

Foto: Nelson Jr./ ASICS/ TSE
O expediente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) será suspenso segunda e terça-feira, dias 1º e 2 de julho.
A interrupção das atividades obedece às portarias nº 223, de 17 de junho de 2019, que estabeleceu ponto facultativo na véspera do feriado da Independência da Bahia; e nº 442, de 15 de outubro de 2018, que institui o calendário de feriados nacionais, regionais e específicos da Justiça Eleitoral da Bahia neste ano.
De acordo com o documento, a suspensão do atendimento é válida para as unidades administrativas do Tribunal e as zonas eleitorais de todo o Estado. Com isso, o funcionamento só será retomado normalmente na quarta-feira (3).
Quanto aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral localizados nas dependências do SAC, o funcionamento dependerá da Secretaria de Administração da Bahia (Saeb). Bahia.ba

UBATÃ: Carro bate em barranco e capota na BR-330

0
Foto: Ubatã Notícias
Um veículo Classic, cinza placa NZB 2856, licença de Salvador, se envolveu num acidente na BR-330, nas proximidades da Usina de Funil, à cerca de 10km do município de Ubatã. Segundo informações do Ubatã Notícias, o condutor, que estava sozinho no momento de acidente, se perdeu ao passar numa curva, invadiu a contramão, subiu num barranco e acabou capotando. O condutor foi até Ubatã e quando retornou o socorro e o aparelho de som do veículo haviam sido roubados. Apesar do susto, ninguém saiu ferido. O Veículo pertence a um ubatense e não estaria no seguro. Com informações do Ubatã Notícias

Helicóptero com governador Rui Costa faz pouso de segurança no sul da Bahia

Helicóptero com governador fez pouso de segurança em Uruçuca (Foto: Divulgação)
Um helicóptero com o governador Rui Costa fez um pouso de segurança na cidade de Uruçuca, no sul da Bahia, na tarde desta sexta-feira (28). A aterrissagem foi feita em um campo de futebol. De acordo com a assessoria de Comunicação do governo, o pouso foi por precaução, porque o tempo estava instável na cidade de Ilhéus, de onde o helicóptero partiu. O governador e as pessoas que estavam no veículo passam bem. Depois do pouso, o governador seguiu de carro até Ipiaú, que fica a cerca de 96 km de Uruçuca, onde cumpre agenda nesta sexta. A assessoria reiterou que o pouso não foi forçado e que a aeronave não apresentou problemas. (Correio)

Contas de luz terão cobrança extra em julho, diz Aneel

Aneel informou que a bandeira tarifária de julho será amarela
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária de julho será amarela, o que significa uma cobrança extra de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Ao longo do mês de junho, vigorou a bandeira verde. Nesta cor, não há cobrança extra nas contas de luz. O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara. A justificativa da Aneel para a mudança na cor da bandeira, e retomada da cobrança da taxa extra, é que as previsões são de chuvas abaixo da média na região onde estão as principais hidrelétricas do país, em julho, mês que já é tipicamente mais seco. (G1)

sábado, 29 de junho de 2019

CAMAMU: Com Ioná cassada, Enoc Souza já é o prefeito municipal interino em Camamu

Ioná não poderá ser candidata ao cargo de prefeita nas eleições complementares 

O novo prefeito de Camamu ainda não fez nenhum pronunciamento oficial. Foto: Redes Sociais
A prefeita de Camamu, no Baixo Sul baiano, Ioná Magalhães, foi afastada da prefeitura, e segundo o acórdão publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ela não poderá se candidatar nas eleições complementares que ocorrerão nos próximos meses.
Uma decisão da Comarca Eleitoral local desta sexta-feira (28) autoriza o presidente da Câmara Municipal a assumir a vaga da prefeita. O município também terá uma eleição extraordinária no prazo de 20 a 40 dias, contados a partir do dia 26 de junho, data da decisão.
CAMAMU: Com Ioná cassada, Enoc Souza já é o prefeito municipal interino em Camamu
Ioná foi cassada a partir de um processo por improbidade administrativa – no caso, abuso de poder econômico – nas eleições de 2008. À época, ela também concorria ao cargo de prefeita e também foi eleita. A gestora voltou a se candidatar em 2016 mesmo com a cassação em vigor, mas foi beneficiada por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) que garantiu o registro de candidatura.
No entanto, no último dia 4 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação da chapa de Ioná, referente às eleições de 2008 . A ex-gestora só poderá se candidatar em 2020. (Por Livre Na Notícia)  

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Senado aprova projeto que autoriza posse de armas em áreas rurais

Foto: Pixabay
O Senado aprovou um projeto de lei que autoriza a posse de armas para residência e toda a extensão de propriedades rurais. A proposta, que passou mais cedo pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi apresentada pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO) após o presidente Jair Bolsonaro anular dois decretos editados em maio sobre porte de armas e encaminhar um projeto de lei ao Congresso sobre o tema.
Outra proposta, de autoria do ex-senador Wilder Morais, também está na pauta do plenário do Senado. O texto diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para que o morador do campo possa fazer a aquisição de uma arma de fogo e usá-la na propriedade rural.
Um dos pontos alvos de críticas foi a eliminação de requisitos como comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo no caso de proprietários rurais. 

PM prende suspeitos de roubo de sacas de cacau e recupera veículo roubado na BR-101


Foto; Ubatã Notícias
Uma guarnição da 61ª CIPM/Ubaitaba prendeu, na noite desta quarta-feira (26), na BR-101, dois suspeitos de roubos de sacas de cacau na região. Segundo informações da PM, a guarnição foi informada via denúncia anônima de que haveria dois veículos saindo de Travessão com indivíduos suspeitos de praticar assaltos na BR-101, trecho Ubaitaba a Ibirapitanga. Os veículos foram avistados nas proximidades do Casarão de Pedra. Houve perseguição e um Fiorino foi interceptado nas proximidades de Ubaitaba.
No veículo, ocupado por Paulo Ferreira, Jamilton e Robson, foram encontradas uma munição calibre 32 picotada e 04 sacas de cacau, que os suspeitos não souberam explicar a procedência. Os suspeitos e o material foram conduzidos à 61ª CIPM, momento em que uma vítima compareceu ao local e reconheceu as sacas de cacau como sendo as mesmas que ela transportava no momento do assalto. Na mesma operação, a PM recuperou uma Toyota Hilux roubada, que foi abandonada pelos bandidos. Os suspeitos foram apresentados na Delegacia Territorial de Ubaitaba juntamente com os veículos recuperados. (Ubatã Notícias)

UBATÃ: Prefeita envia pedido de licença maternidade; vice assumirá município

Siméia vai se licenciar do cargo; Paulo Silva assumirá gestão (Foto: Ubatã Notícias)
A prefeita de Ubatã Siméia Queiroz enviou à Câmara Municipal um pedido de licença para afastamento do cargo em virtude de licença maternidade. A gestora está grávida e dará a luz nos próximos dias. “Requer o afastamento do cargo por motivo de licença maternidade pelo período de até 120 dias, iniciando em 1º de julho e findando-se em 1º de novembro de 2019, nos termos da Lei”, diz trecho do pedido. Com o afastamento temporário de Siméia, o município será comandado pelo vice-prefeito Paulo Silva (PP), que ao lado de Expedito Rigaud concederá entrevista à Rádio Povo na manhã desta sexta e explicará o procedimento. A cerimônia de posse de Paulo Silva acontecerá nesta segunda-feira (1º), às 10h, na Câmara Municipal. (Ubatã Notícias)

BAHIA: Gravidez é principal razão para casamento na infância em 3 cidades baianas


A gravidez na adolescência é a principal razão que leva meninas a se casarem antes dos 18 anos em três cidades na Bahia. Entre elas estão Salvador, Camaçari e Mata de São João. O desejo de se casar, a perda da virgindade e a necessidade de sair de um lar conflituoso são os motivos que aparecem em seguida. A informação é do levantamento da organização Plan International, intitulado “Tirando o Véu”.
A pesquisa foi realizada entre novembro de 2017 e abril de 2018. Além da Bahia, o estudo também colheu dados no município de Codó, localizado no Maranhão.
O estudo, qualitativo, entrevistou 217 pessoas, sendo 13 adolescentes casadas, 19 mulheres que se casaram quando eram menores de idade e 12 homens que se casaram com meninas. A pesquisa também ouviu famílias, líderes comunitários, agentes públicos e adolescentes que não se casaram.
A Bahia e o Maranhão estão em quinto e décimo lugares, respectivamente, no ranking de casamentos ou uniões de meninas adolescentes registrados pelo IBGE em 2015. A atuação da ONG nesses estados facilitou a aproximação com as meninas e a realização da pesquisa.
De acordo com um estudo do Banco Mundial de 2017, o Brasil tem o maior número de casos de casamento infantil da América Latina e o quarto no mundo. O problema afeta principalmente as meninas, que, de forma geral, se casam com parceiros mais velhos. Segundo dados do IBGE de 2016, foram 28.379 uniões de meninos de até 19 anos, contra 109.594 de meninas.
A pesquisa da Plan busca entender os motivos e os desdobramentos de uniões precoces no país, informais e no papel, explica Viviana Santiago, gerente de gênero da organização. É a primeira vez que realizam o levantamento.
“Não temos no Brasil muitos estudos sobre casamento infantil”, diz ela. “Por isso é difícil elaborar políticas públicas sobre o assunto.”
Para Gabriela Mora, oficial do programa de adolescentes do Unicef no Brasil, a pesquisa é importante para chamar atenção para um tema invisível no país. “Ainda que seja um levantamento regional, mostra normas sociais presentes na sociedade brasileira como um todo, que permitem que o casamento infantil seja tolerado”, diz.
No levantamento, entre os 44 casos de uniões durante a adolescência estudados, em 15 a motivação foi a gravidez precoce. Segundo Mora, o estudo tem o mérito de mostrar que o casamento infantil e a gravidez na adolescência são fenômenos vinculados.
“Houve uma redução nos casos de gravidez precoce de 2006 a 2016, mas não é significativa quando comparada à queda da taxa de natalidade da população como um todo. E há desigualdades regionais profundas. Isso é preocupante”, diz Mora.
Santiago lembra que a gestação é tanto causa como consequência direta do casamento infantil. “Muitas vezes, a maternidade é uma forma de manter a menina em casa, deixá-la presa à dinâmica familiar”, diz.
Depois da gestação, o desejo de se casar aparece como a segunda motivação. Essa é uma das particularidades do Brasil e da América Latina, segundo Santiago: o fato de as uniões serem consentidas. Em outros países, é comum que a menina seja prometida para um homem em troca de dinheiro ou por questões culturais.
Santiago, entretanto, diz que é preciso relativizar esse consentimento, porque muitas vezes a menina opta pelo matrimônio por não ter outro projeto de vida. Isso também costuma ocorrer se a jovem vive em um lar violento ou é muito controlada pela família.
“Acham que o casamento é uma fuga. A esperança de uma vida melhor”, diz ela. Na pesquisa, a saída de um lar conflituoso aparece como a terceira motivação mais comum, junto com a perda da virgindade.
“Em alguns casos, a família descobre que a menina já teve relações sexuais e diz que ela precisa casar para não ‘viver em pecado’. E algumas meninas casam justamente para poder perder a virgindade, porque a sexualidade delas é controlada pela família”, afirma Santiago.
CONSEQUÊNCIAS
Entre as consequências das uniões antes dos 18 anos mencionadas na pesquisa, o abandono escolar é uma das principais. Das 13 meninas entrevistadas, seis largaram os estudos.
Uma delas foi Juliana (nome fictício), 15, moradora de Codó, cidade de pouco mais de 120 mil habitantes no Maranhão, que decidiu se unir ao namorado, quatro anos mais velho, no fim de 2017.
“Larguei os estudos por causa da minha meninazinha. Mas vou voltar no próximo ano”, diz ela, que cursava o ensino fundamental. A filha tem hoje 9 meses.
A adolescente já estava grávida quando se casou, mas diz que isso não motivou a decisão. Segundo ela, a união, não formalizada em cartório, foi uma vontade dos dois, que só se viam aos fins de semana.
Ela conheceu o companheiro em uma festa realizada todo ano na cidade. Trocaram telefones, começaram a conversar por meio de um aplicativo de celular e, em poucos meses, já estavam namorando. Foi o seu primeiro relacionamento sério.
Mais alguns meses de namoro e o rapaz a chamou para morar com ele. “E eu disse que queria”, conta. “Falei com minha mãe e meu pai e eles falaram que, se eu quisesse ir, podia.”
Juliana não se arrepende da escolha. Conta que a vida mudou pouco desde então, especialmente agora que voltou a morar na casa dos pais, que trabalham como lavradores –o companheiro conseguiu um emprego como ajudante de obras e está há um mês morando em outro estado.
A rotina da jovem consiste em ajudar a mãe nas tarefas de casa, cuidar da bebê, cozinhar as refeições e ir à igreja católica que frequenta. Sonha em terminar os estudos e viajar para fora do Maranhão. “Quero conhecer um lugar mais longe, que nunca fui, tipo São Paulo”, conta.
Outros desdobramentos do casamento infantil são aumento do serviço doméstico, exclusão do mercado de trabalho e restrição da liberdade, segundo o estudo. Em alguns casos, o matrimônio resulta em violência, psicológica e física contra a mulher, ponto mais mencionado por agentes públicos e lideranças locais do que por meninas nas entrevistas, já que se trata de um assunto sensível.
Há aquelas que se casaram mais cedo do que Juliana. Na pesquisa, dos 44 casos de uniões durante a adolescência, 16 ocorreram com meninas de idades entre 10 e 14 anos, o que por lei é considerado estupro de vulnerável. A pena para o crime, instituído em 2009, é de reclusão de 8 a 15 anos.
Em março, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou uma lei que proíbe o casamento de pessoas de menos de 16 anos em qualquer circunstância. Antes, isso era possível em casos de gravidez e para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal.
A expectativa é de que a pesquisa seja parte de um levantamento maior sobre a América Latina, que deve incluir também Bolívia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Peru e República Dominicana. (Fonte: Bahia Notícias) 

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Biometria supera a marca de 100 milhões de eleitores

Desde 2008, quando a biometria começou a ser implantada pela Justiça Eleitoral, o processo de identificação do eleitorado vem evoluindo ano a ano. Pela Etapa 2019/2020 do Programa de Identificação Biométrica, eleitores de 1.686 municípios de 16 estados deverão cadastrar suas impressões digitais até o final do próximo ano. A meta é alcançar 35 milhões de cidadãos nesta fase.
Para as Eleições Municipais de 2020, a Justiça Eleitoral espera ter cadastrado biometricamente 117 milhões de eleitores, encerrando a coleta das impressões digitais de todo o eleitorado nacional até 2022.
Histórico
Nas Eleições Municipais de 2008, a Justiça Eleitoral lançou o projeto piloto de identificação biométrica, que envolveu pouco mais de 40 mil eleitores dos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). Naquele pleito, tanto o cadastramento biométrico efetuado pelo projeto quanto o reconhecimento das digitais para a votação foram um sucesso.
Dez anos após o início do programa na Justiça Eleitoral, 87.363.098 eleitores estavam aptos a votar nas Eleições Gerais de 2018 após serem identificados pela biometria. Esse eleitorado abrangia 2.793 municípios (48,65% do total dos 5.570 municípios do país).
Execução do programa
Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) executar e divulgar as metas do programa em sua área de circunscrição. Para obter mais esclarecimentos, o cidadão pode se dirigir a um cartório eleitoral para consultar se o seu município está realizando o recadastramento biométrico obrigatório. O andamento da biometria por unidade da Federação e por cidade também pode ser acompanhado no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na aba Eleitor e eleições/Biometria/Acompanhamentos.
Segundo o Provimento nº 7/2019 da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE), os municípios envolvidos na etapa 2019/2020 estão nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
A Resolução TSE n° 23.440/2015 determina que devem ser colhidas do eleitor – no momento da atualização dos dados – a fotografia e a assinatura digitalizadas. Por meio de leitor óptico, a Justiça Eleitoral deve coletar também as impressões digitais dos dez dedos do eleitor, ressalvada alguma impossibilidade física.
Estados e capitais
Além do Distrito Federal, nove estados já encerraram o cadastramento de seus eleitores: Alagoas, Amapá, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Entre as capitais brasileiras, 22 já terminaram a coleta biométrica: Aracaju (SE), Brasília (DF), Belém (PA), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Biometria na eleição
No momento da votação, o reconhecimento das impressões digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. Como cada indivíduo possui digitais únicas, tal medida oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto. Assim, a biometria dá ainda mais segurança ao pleito.
Além disso, o sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System), adotado pela Justiça Eleitoral, afasta situações de duplicidade ou multiplicidade de inscrições no cadastro eleitoral. Isso porque faz o batimento eletrônico das dez impressões digitais de cada eleitor cadastrado com as digitais de todos os eleitores registrados no banco de dados. O sistema, que compara até 160 mil impressões digitais por dia, pode ter sua capacidade ampliada se preciso. Fonte: TSE

Idoso é achado morto com marcas de tiros e facadas dentro de apartamento em Itabuna

0
Foto: Verdinho Itabuna
Um idoso de 69 anos foi encontrado morto com marcas de tiros e facadas dentro do apartamento onde morava, no bairro Monte Cristo, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, no final da manhã desta quarta-feira (26). De acordo com a Polícia Militar, um adolescente suspeito de participar do crime foi encaminhado para a delegacia da cidade, que investigado o caso. Ele nega envolvimento na morte do idoso e, segundo a polícia, será liberado após depoimento. Segundo a PM, o corpo da vítima, identificada como Antônio Nascimento dos Santos, foi achado por vizinhos, que acionaram a polícia. Antônio foi encontrado dentro do quarto do imóvel. Agentes do 15º Batalhão estiveram no apartamento e isolaram a área até a chegada do Serviço de Investigação em Local de Crime (Silc). Ainda não há detalhes sobre a motivação do crime. O corpo do idoso foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, onde será periciado.

BAHIA: Adolescente acha sacola com R$ 15 mil e entrega à prefeito


Letícia ao lado de Gilson, prefeito de Angical || Foto SigiVilares
Uma adolescente de 13 anos encontrou uma sacola com R$ 15 mil, no domingo (23), em São Joaquim, povoado de Angical, e teve atitude nobre. Letícia Mariana de Oliveira Silva conseguiu localizar o dono e devolveu todo o dinheiro a ele. O valor foi entregue ao prefeito do município, Gilson Bezerra. Prefeito de Angical, no oeste baiano, Bezerra, no entanto, disse não ter sido ele quem perdeu toda a bolada nem ser o dono. A quantia pertence, segundo Bezerra, ao secretário de Finanças do Município, José Alberto Menezes. Ainda segundo Bezerra, José Alberto vendeu gado para um fazendeiro conhecido como Renato de Pituba. Porém, o valor desapareceu no momento em que o prefeito retornava para a sede. E acabou sendo encontrado por Letícia. Por Giro

Aulas no Ensino Médio terão 1h a mais a partir de 2020 na Bahia

A carga horária dos estudantes da rede estadual será ampliada em 200 horas, passando de 800 h/ano para 1 mil h/ano. A mudança é uma das estratégias da Secretaria Estadual da Educação (SEC) para tentar melhorar o desempenho do Ensino Médio e vai representar, diariamente, 1h a mais dos jovens na escola. O subsecretário da Educação, Danilo Souza, diz que os detalhes dessa mudança estão em discussão e que, por isso, ainda não está definido se essa hora a mais será no começo ou no final das aulas. A inspiração para a mudança surgiu analisando outros países.
“Percebemos que nos países que têm resultados melhores no ensino, os estudantes passam mais tempo na escola, existem mais horas de estudo. As questões ainda estão sendo discutidas porque precisamos levar em consideração diversos fatores. Isso está sendo feito no âmbito da Secretaria e será feito também nas escolas”, afirma. O prazo para a conclusão do estudo é novembro deste ano e não está descartada a possibilidade de contratar mais professores. Os especialistas, porém, veem a medida com desconfiança e defendem que é preciso avaliar as alterações com cuidado antes de tomar uma decisão. *Com informações do CORREIO

Frequência escolar deve ser enviada ao Bolsa Família até quinta-feira


Os registros de frequência escolar de beneficiários do Programa Bolsa Família devem ser enviados pelas secretarias municipais de educação ao Ministério de Educação até esta quinta-feira (27). Estes dados são referentes aos meses de abril e maio deste ano. O benefício está condicionado à presença mínima mensal de 85% das aulas para alunos de 6 a 15 anos e de 75% para alunos entre 16 e 17 anos.
No último levantamento, a presença média mensal do público acompanhado foi de 95,16%. Este acompanhamento também ajuda a identificar os motivos que levam à baixa frequência escolar de alunos, e estas informações são consideradas fundamentais para o desenvolvimento de ações de combate ao abandono e evasão escolar. Os dados são mantidos no Cadastro Único. (Blog Marcos Cangussu )

Reforma da previdência é inerte para déficit previdenciário da Bahia, diz Rui Costa

“O atual texto é inerte, não traz qualquer benefício aos estados do ponto de vista fiscal e previdenciário. Eu diria que nem arranha o déficit previdenciário, pois alcança apenas a previdência geral e a União”, afirmou o governador ao expor os cálculos da Bahia.
O déficit anual da previdência estadual é R$ 5 bilhões. Se a reforma da previdência for aprovada como está atualmente, a economia na Bahia seria de 1% da dívida previdenciária. “Eu rodei a folha, simulei o que está para ser votado e a economia foi de R$ 47 milhões, o que representa 1%. Com isso, vamos resolver o quê?”, questionou Rui. 
Entre os pontos que dão alívio real aos estados, o governador listou as receitas vindas a partir da cessão onerosa e/ou royalties do petróleo e o aumento do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “São projetos que tramitam nas Casas e que estamos pedindo que sejam pautados para ajudar estados e municípios a financiarem suas previdências”.
Foto: Camila Peres/GOVBA

quarta-feira, 26 de junho de 2019

CAMAMU: TSE mantém cassação da prefeita Ioná Queiroz e presidente da câmara assumirá a prefeitura


Ioná Queiroz (PT) | Foto: Reprodução/Livre Notícias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela cassação da prefeita Ioná Queiroz (PT). Com essa decisão já encaminhada para acórdão, o presidente da Câmara Municipal, Enoc Souza (PEN) toma posse de imediato. A decisão deve ser publicada nesta quarta-feira (26) e o presidente da Câmara tomará posse após a Casa Legislativa receber um comunicado do TRE. A posse se concretizará após o Tribunal comunicar oficialmente. Os ministros do TSE avaliaram que Ioná Queiroz não poderia ter se candidatado nas eleições de 2016, pois no período eleitoral, daquele ano (2 de outubro), ainda estava inelegível em virtude de condenação por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2008. Após ser publicado o acórdão o TSE encaminhará um comunicado para que a Câmara Municipal emposse o seu presidente como prefeito interino até a realização de novas eleições, que deverão acontecer em noventa dias. (Redação: Ubaitaba Urgente)

Prazo para saque do PIS/Pasep de até R$ 998,00 termina no dia 28


Termina no dia 28 de junho a possibilidade de saque do abono salarial do PIS/Pasep 2018/2019 (ano-calendário 2017) e, segundo o governo federal, dois milhões de trabalhadores brasileiros com direito ao benefício ainda não sacaram o dinheiro nos bancos. 

O número equivale a 10% do total de beneficiários desse exercício. Portanto, há R$ 1,53 bilhão à espera dos interessados. 
Aqueles que trabalham na iniciativa privada são vinculados ao PIS, cujo abono pode ser retirado na Caixa Econômica Federal. Os servidores públicos, com direito ao Pasep, recebem esse pagamento pelo Banco do Brasil (BB).
A maior parte dos trabalhadores que ainda não procuraram os bancos vive no Nordeste, onde ainda são esperadas 642.074 pessoas. principalmente nos estados do Maranhão, da Bahia e de Sergipe. Em seguida, aparece o Sul do país, com 584 mil retardatários, a maior parte do Rio Grande Sul.



Quem tem direito ao PIS/PASEP


Tem direito ao abono salarial o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, que tenha trabalhado com registro formal por, no mínimo, 30 dias em 2017 (ano-calendário de referência) e que tenha recebido uma remuneração mensal de até dois salários mínimos em média.
Além disso, é preciso que os dados dessa pessoa tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) entregue ao governo federal.

Como consultar saldo do PIS/PASEP

Para saber se tem algo a receber de PIS, o trabalhador pode consultar o aplicativo Caixa Trabalhador, acessar o site www.caixa.gov.br/PIS ou ligar para 0800-726-0207, informando o número do PIS.
No caso do Pasep, é possível fazer a consulta do valor a receber pela central de atendimento do Banco do Brasil (BB), nos telefones 4004-0001 e 0800-729-0001.
Para obter mais informações sobre o abono salarial, o trabalhador também pode fazer uma consulta pelo site trabalho.gov.br/abono-salarial ou ligar para 158.
O valor a receber por cada trabalhador é proporcional ao período trabalhado com registro formal no ano-base (2017). Quem trabalhou por 12 meses tem direito a um salário mínimo (R$ 998). Quem atuou por apenas 30 dias pode sacar R$ 84, o equivalente a 1/12 do piso nacional. Veja abaixo o total a sacar de acordo com o período trabalhado:

1 mês de trabalho - R$ 84

2 meses de trabalho - R$ 167

3 meses de trabalho - R$ 250

4 meses de trabalho - R$ 333

5 meses de trabalho - R$ 416

6 meses de trabalho - R$ 499

7 meses de trabalho - R$ 583

8 meses de trabalho - R$ 666

9 meses de trabalho - R$ 749

10 meses de trabalho - R$ 832

11 meses de trabalho - R$ 915


12 meses de trabalho - R$ 998

Alok, Ivete e Jorge e Mateus são confirmados no Réveillon N1, em Itacaré

Alok, Ivete Sangalo e Jorge e Mateus são as primeiras atrações anunciadas
O DJ Alok acaba de ser anunciado pela Holding Clube como a terceira grande atração do Réveillon N1 2020, que será realizado em Itacaré, no sul da Bahia. Antes, a organização já havia anunciado os nomes de Ivete Sangalo e da dupla sertaneja Jorge e Mateus. A Holding Club, do empresário José Victor Oliva, anunciou há um mês a mudança do Réveillon N1 de Jericoacoara (CE) para Itacaré. A programação da festa começará no dia 28 de dezembro. Serão cinco dias de festa com grandes atrações – 28, 29, 30 e 31 de dezembro e 2 de janeiro -, à beira-mar, em Itacaré. O primeiro lote do pacote para os cinco dias já está à venda. Custa R$ 2.300 para mulher e R$ 2.500 para homem, dividido em até 12 vezes. Pode ser adquirido no site da Ticket360. (Pimenta)

Paulo Henrique Amorim é afastado pela Record após quase 15 anos no ‘Domingo Espetacular’

Foto: Reprodução\ Record
O jornalista e apresentador Paulo Henrique Amorim, 77, não faz mais parte da revista eletrônica Domingo Espetacular (Record). A emissora confirma o afastamento e afirma que os novos comandantes da atração serão Patrícia Costa e Eduardo Ribeiro, a partir deste domingo (30).
O motivo, de acordo com a assessoria de imprensa do canal, é uma reformulação no jornalismo da casa. Segundo eles, Paulo Henrique continua como um dos contratados e à disposição para futuros projetos. 
Porém, segundo o site Notícias da TV, Amorim teria sido desligado por política. Por seu forte posicionamento de esquerda, ele, de acordo com o site, teria tido a cabeça pedida desde 2014 por diversas vezes por membros do poder contrários às suas ideias. Ainda segundo o portal, nos últimos meses, a emissora não teria mais conseguido resistir às pressões, já que Amorim é contrario ao governo do atual presidente.
Questionada se o afastamento seria por cunho político, a assessoria de imprensa da Record voltou a dizer que a única informação que poderia assegurar era a de que está acontecendo uma reformulação, implementada pelo vice-presidente de jornalismo, Antonio Guerreiro, desde janeiro deste ano.
Paulo Henrique Amorim ficou no ar pelo dominical por 13 anos. Sua primeira aparição foi em fevereiro de 2006.
Marco Antonio Villa já havia sido afastado da Jovem Pan, além de Raquel Scheherazade, do SBT. (por Leonardo Volpato | Folhapress)

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Suspeita de planejar morte da companheira do ex entra para o ‘Baralho do Crime’

Edvania, conhecida como Vaninha, é procurada pela polícia — Foto: Reprodução/ TV Bahia
A mulher suspeita de ser a mandante da morte da professora Élida Márcia de Oliveira, de 32 anos, em Juazeiro, no norte da Bahia, foi inserida no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) como o “Oito de Paus”. A suspeita foi identificada como Edvania Pereira de Morais, conhecida como Vaninha. A vítima foi morta na frente da filha, que tinha dois anos, e do marido (lembrar). O Baralho do Crime é uma ferramenta da SSP, criada em 2011, para localizar os criminosos mais procurados do estado. A nova atualização foi divulgada pelo órgão na quinta-feira (21).
Edvania, conhecida como Vaninha, é procurada pela polícia (Foto:  TV Bahia)
A suspeita teve a prisão preventiva decretada em abril deste e é procurada pela polícia. O pai dela, Edvan Constantino de Morais, que também é suspeito de planejar o crime, e Railton Mendes da Silva, que dirigia a motocicleta usada no assassinato, foram denunciados pelo Ministério Público (MP-BA), também em abril. Os dois homens estão presos. Além de Edvânia, a polícia procura também pelo homem suspeito de atirar na professora. Identificado como Maicon Neves dos Santos, ele também entrou para o Baralho do Crime como o “Sete de Espadas”.

MP-BA move ação contra 12 municípios do sul do estado para combater lixões

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) moveu ações civis públicas contra 12 municípios do sul do estado, para combater lixões.
As ações são assinadas pelo promotor de Justiça Yuri Lopes. As ações são contra os municípios de Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Itapé, Itapitanga, Itajuípe, Floresta Azul, Jussari, Mascote, Potiraguá e São José da Vitória.
O promotor pede que a Justiça determine a implantação de políticas públicas de saneamento básico e resíduos sólidos e a interrupção do lançamento de resíduos in natura em lixões. Os pedidos são baseados na Lei 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Saneamento Básico.
 O MP pede que os municípios, em 30 dias, elaborem um plano municipal de saneamento básico e gestão de resíduos sólidos.Ainda requer que os municípios interrompam as atividades de modo definitivo em 30 dias, que seja realizado em um ano a destinação adequada dos resíduos coletados a serem depositados em aterro sanitário devidamente licenciado pelo órgão ambiental competente. O promotor também pede que a Justiça obrigue os municípios a recuperar os danos ambientais provocados pelo descarte inadequado do lixo. Bahia Notícias

Pai tenta salvar filho de 14 anos que estava se afogando e os dois acabam morrendo

Foto: Blog do Anderson
Um homem de 40 anos e o filho dele, de 14, morreram afogados em um tanque na zona rural do município de Maetinga, localizado na região sudoeste da Bahia. O Caso ocorreu no final da tarde de quarta-feira (19), segundo informações da Polícia Militar. As vítimas foram identificadas como Carlos Barros de Almeida e o filho, Igor Vieira de Almeida. Segundo testemunhas, os dois estavam tentando instalar no local uma bomba de captar água no tanque, que fica na Fazenda Gado Novo, nas proximidades da localidade de Juremal, quando o menino começou a se afogar. O pai, então, tentou salvar o filho, mas os dois acabaram morrendo. Com informações do G1 

FEIRA DE SANTANA: Acidente entre van e carreta deixa 8 mortos na BA 502

Informações preliminares apontam que a pista estava molhada no momento da batida, por volta das 8h, e que o caminhão invadiu a faixa contrária em um trecho considerado perigoso e conhecido como Curva do Jacaré. Os dois veículos bateram de frente e, com o impacto, a van ficou destruída.
A van levava funcionários de um frigorífico que fica na região e a carreta estava carregada de aves. No entanto, não há detalhes da identidade das vítimas mortas. O condutor da carreta, segundo um familiar, teve ferimentos graves e foi levado, junto com as outras duas vítimas feridas, para o hospital.
Por conta do acidente, o trânsito ficou lento na região.  Fonte: Sulbahia Notícias

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Casos de morte por dengue aumentam na Bahia

Por: Poliana Antunes - Casos prováveis de dengue sobem 501,3%
O Aedes Aegypti causador da dengue, é muito parecido com o pernilongo, mas possui características especificas que o difere de qualquer outro mosquito. Além das suas listras brancas e pretas, o mosquito é muito silencioso. Contudo, também traz grandes perigosos para população, causando muitos transtornos para as cidades e as secretarias de saúde dos municípios.
Na última segunda-feira (17), foi confirmado a causa da morte de uma adolescente de 16 anos que morreu por dengue, no Norte da Bahia. A garota era da cidade de Presidente Dutra e estava internada em Irecê. Ela faleceu um dia após dar entrada no Hospital Regional Dr Mario Dourado Sobrinho.Thalia Ferreira Silva reclamava de dores abdominais quando foi internada no dia 10 de junho. Amostras do sangue da adolescente foram enviadas para o Laboratório Central (Lacen), em Salvador, onde foram analisadas.
De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab),de dezembro até junho deste ano, foram notificados 33.487 casos prováveis de dengue no estado. Foram 14 óbitos por dengue (07 em Feira de Santana, 01 em Candeias, 01 em Rafael Jambeiro, 02 em Salvador, 01 em Saubara, 01 em Jacobina, 01 em Paripiranga), confirmados por critério laboratorial. Outros 11 óbitos estão sob investigação.
No mesmo período de 2018, foram notificados 5.973 casos prováveis, o que representa um aumento de 460,6%. No total, 327 municípios realizaram notificação para esse agravo. 

Bahia

Mais de 100 cidades baianas, incluindo Salvador, estão com alto risco de surto de dengue, segundo o Ministério da Saúde. Foram notificados mais de seis mil casos no Estado, apenas nos três primeiros meses de 2019, após o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). 
A gerente médica e infectologista do Hospital São Rafael, Ana Verena Mendes, explica que “a doença é causada pelo mosquito Aedes aegypti, um inseto minúsculo que se tornou um dos grandes inimigos dos baianos, principalmente durante o Outono no Nordeste, período marcado por fortes e intermitentes períodos de chuva, como agora”.
A picada desse mosquito é a única maneira de transmissão não só da dengue, mas também da zika e chikungunya, o que desmente a possibilidade do contágio direto entre pessoas. “A partir do momento em que há contaminação, ocorre o período de incubação do vírus no corpo, que oscila entre três e 12 dias. Após esse tempo, os sintomas começam a surgir. Dentre eles, destacam-se manchas vermelhas no corpo, febre, dor de cabeça e atrás dos olhos, fadiga, náuseas e vômitos”, detalha a infectologista.
A água parada é o ambiente mais propício para a reprodução do Aedesaegypti. Por isso, é preciso eliminar ou vedar locais que possam servir de reservatórios para as larvas, como garrafas, galões, toneis, vasos de plantas, calhas entupidas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, dentre outros. A dica de Ana Verena Mendes é intensificar as medidas preventivas, que também envolvem o uso de repelentes, instalação de telas em janelas e até mesmo fazendo o uso de mosquiteiro em camas e berços.

Homem é preso transportando quase 50 quilos de maconha em Ilhéus

Fábio Laurentino, o Nego, foi preso com quase 50 quilos de droga
Um homem foi preso com quase 50 quilos de maconha, nesta quarta-feira (19), no Iguape, em Ilhéus, após investigação que apontava para grande carregamento de drogas chegando ao município. Fábio Laurentino dos Santos, o Nego, foi preso em operação das polícias Civil e Militar, por volta das 9h de hoje. De acordo com a coordenação regional da Polícia Civil em Ilhéus, Nego estava transportando 46,5 quilos da maconha em um Hyundai HB20, branco, licenciado em Camacan, também no sul da Bahia. Os policiais determinaram que o carro parasse próximo ao trevo de acesso à Ciretran de Ilhéus. A droga foi descoberta durante a abordagem. A maconha estava distribuída em 50 tabletes. Segundo o “Nego”, a droga pertencia a integrantes de uma facção criminosa de Ilhéus. Nego recebeu voz de prisão e foi encaminhado para o plantão da 7ª Coordenaria Regional de Polícia do Interior (7ª Coorpin), na região central de Ilhéus, onde foi lavrado o flagrante. (Pimenta)