quarta-feira, 24 de julho de 2019

JURÍDICO CERTO: Injúria, calúnia e difamação na internet: como entender a lei nesses casos

Um dos problemas que tem ocorrido ultimamente na internet são os crimes contra a honra, entendidos como injúria, calúnia e difamação através das redes sociais. Assim como na presença de uma pessoa, também podem ser cometidos esses delitos pela internet e, da mesma forma que na confrontação pessoal, tudo vai depender das circunstâncias específicas com relação às ofensas e à forma como ocorreram.
A internet não é um mundo sem lei, onde as pessoas podem fazer o que bem entendem sem qualquer consequência. Isso é o que é chamado de responsabilidade pelos atos e, de forma geral, a responsabilidade pelos atos na internet é a mesma que aquela do mundo físico.
Portanto, não há qualquer regra que isente uma pessoa para praticar atos ilegais no mundo virtual. A responsabilidade pelos atos praticados na internet pode ser em qualquer forma de utilização, seja através de redes sociais, seja na troca de e-mails ou de arquivos, em transações comerciais, etc.
Evidentemente os usuários da internet não devem ficar preocupados, já que o uso normal da rede não gera qualquer tipo de responsabilidade em si. São apenas os atos ilícitos, ou seja, atos contrários às normas e regras jurídicas.
Havendo um ato ilícito, ele pode gerar diferentes formas de responsabilidade. Assim, uma pessoa pode causar dano a outra, gerando responsabilidade civil, sem que seja um crime que tenha responsabilidade penal, por exemplo.

Responsabilidade civil na internet

A responsabilidade civil é aquela criada quando uma pessoa causa dano a outra. Quando o dano atinge o patrimônio de alguém, trata-se de dano material, como no caso de um arquivo malicioso que provoque problemas no computador do destinatário. Nesse caso, o remetente do arquivo pode ser condenado a pagar os danos causados à vítima.
Pode ocorrer a responsabilidade civil quando uma pessoa causa dano psicológico a outra, o denominado dano moral, quando alguém ofende a honra de outro em redes sociais ou blogs, com mensagens, comentários ou outra forma de manifestação.
Nesse caso, o ofensor pode ser condenado a pagar uma indenização à vítima, gerando uma consequência de natureza econômica.
Pode ocorrer ainda que um mesmo ato provoque dano material e dano moral, dependendo da circunstância. O ofendido poderá ajuizar apenas uma ação de indenização por reparação de danos, a fim de que o ofensor pague uma indenização.

Responsabilidade penal na internet

A responsabilidade penal é provocada quando alguém pratica um ato definido em lei como crime ou contravenção penal. Nesse caso, além de uma possível indenização à vitima, o autor também estará sujeito às consequências do Direito Penal, com prisão, penas restritivas de direitos, multa e outros efeitos da condenação criminal.
Da mesma forma que outros países, o Brasil ainda não possui leis específicas para crimes praticados pela internet, aplicando-se as leis normais. No entanto, não é a falta de leis específicas que impedem as pessoas de responder por seus atos no mundo virtual.
Havendo a ofensa da honra de outra pessoa, pouco importa se o fato se deu na presença da vítima ou através da internet, devendo o autor ser responsabilizado sem qualquer distinção do meio.
Na internet, os crimes contra a honra são os mais frequentes, principalmente através das redes sociais. As pessoas se excedem nos comentários e acabam atingindo a reputação alheia e, nesses casos, os autores estarão sujeitos às consequências criminais e civis.
Havendo ofensa a um cidadão comum, a legislação determina que a ação penal deve ser promovida pela vítima, através de advogados, no que se denomina ação penal privada.
Caso a ofensa seja cometida contra servidor público em razão da função pública, a ação é ajuizada pelo Ministério Público através de uma denúncia. Para haver a denúncia, a vítima deve comunicar ao Ministério Público ou à polícia a intenção de que o ofensor seja processado.

A prova é necessária para ajuizar qualquer ação

Em qualquer caso de injúria, calúnia ou difamação que possa provocar a responsabilidade civil ou penal para o ofensor, a vítima sempre irá precisar provar os fatos. Como qualquer ação judicial, é necessário provas para gerar a condenação.
Nos casos ocorridos pela internet, na maior parte das vezes, a prova é simples e fácil, já que é possível gravar o texto, a imagem, o vídeo ou o som que represente o ato, podendo ser feito diretamente pela vítima ou por outra pessoa que tenha conhecimento do fato.
Caso o texto ou a imagem não estiverem mais disponíveis no site ou na rede social onde foi lançada, existem ainda outras possibilidades, como, por exemplo:
  • O advogado, ou o Ministério Público ou a Polícia, pode solicitar ao responsável pelo site ou rede social que lhe envie os arquivos gravados em seus computadores;
  • A vítima pode indicar pessoas que tenham conhecimento do ato e que possam depor como testemunhas.
No entanto, em qualquer caso, cabe ao advogado da vítima, ao Ministério Público ou à Polícia, conforme a situação, avaliar a melhor forma de conseguir as provas e exigir a reparação devida.

sábado, 20 de julho de 2019

PIS/PASEP começa a ser pago na próxima semana; veja quem tem direito ao abono

Pagamento do PIS/Pasep começa na próxima quinta (25) (Foto Reprodução)
O pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), exercício 2019/2020, começa na quinta-feira (25) da próxima semana. A liberação do dinheiro para os cadastrados no PIS vai considerar a data de nascimento e os do Pasep, o dígito final do número de inscrição. Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro receberão o abono do PIS ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2020. Recebem também este ano os servidores públicos cadastrados no Pasep com dígito final do número de inscrição entre 0 e 4. Os com final entre 5 e 9 receberão no próximo ano. A data para o fechamento do calendário de pagamento do exercício 2019/2020 está prevista para o dia 30 de julho de 2020. A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6 milhões de trabalhadores. O pagamento do abono salarial referente ao PIS será feito pela Caixa em suas agências em todo o país; e o abono do Pasep será pago no Banco do Brasil.
QUEM TEM DIREITO
Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2018, com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador tem de estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Para os trabalhadores que tiverem os dados declarados na Rais 2018 fora do prazo e entregues até 25 de setembro de 2019, o pagamento estará disponível a partir de 4 de novembro de 2019, conforme calendário de pagamento aprovado, e, após este prazo, somente no calendário seguinte. (Pimenta)

sexta-feira, 19 de julho de 2019

IGRAPIÚNA: Prefeitura na lista dos mais multados pelo Tribunal de Contas (TCM)

A Prefeitura de Igrapiúna, está na LISTA DAS CIDADES MAIS MULTADAS pelo Tribunal de Contas dos Municípios. 
Segundo informações do TCM Igrapiúna vem recebendo MULTAS POR IRREGULARIDADES NAS CONTAS PÚBLICAS, o que resulta em reiterada sugestão do TCM para que a Câmara de Vereadores rejeite as contas do Prefeito. Porém, isso não ocorre por decisões meramente políticas que são tomadas pelo Legislativo municipal.
Após análise comparativa constatou-se que entre as cidades de Camamu, Nilo Peçanha e Ituberá, Igrapiúna é a cidade com o maior número de multas, assim, perfazendo um total de 15 multas de 2016 a 2019. Vale destacar que comparando dados de 1997 a 2019 o atual Gestor, Leandro Ramos, lidera o ranking do Prefeito mais multado na história de Igrapiúna.
Vejamos um breve panorama do ranking de multas:
Camamu, na Gestão da Sra. Prefeita Ioná Queiroz, constatou-se até a presente data um total de 8 multas.

Nilo Peçanha, na Gestão do Sr. PrefeitoCarlos Azevedo, constatou-se até a presente data um total de 11 multas;
Ituberá, na Gestão da Sra. Prefeita Iramar Costa, constatou-se até a presente data um total de 11 multas;
IGRAPIÚNA, na Gestão do Sr. Prefeito Leandro Ramos, constatou-se até a presente data um total de 15 multas.

Todas as informações podem ser facilmente acessadas pelo site do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Por A Voz do Baixo

Feto humano é encontrado dentro de ônibus na cidade de Dário Meira

Feto foi encontrado em banheiro de ônibus (Foto: Giro Ipiaú)
Um feto humano foi encontrado na manhã dessa quinta-feira, 18, dentro da lixeira de um ônibus intermunicipal da viação Camurujipe, na cidade de Dário Meira. De acordo com as informações colhidas pelo Giro, o feto foi localizado por volta das 06h30, durante a vistoria do veículo que fazia a linha Salvador X Dário Meira. As circunstâncias do aborto não estão esclarecidas. Há suspeita que o feto tenha sido deixado na lixeira do banheiro entre os municípios de Ipiaú e Dário Meira. A Polícia Militar registrou a ocorrência e o caso será investigado pela Polícia Civil do município. (Giro Ipiaú)

Rui Costa nomeia 260 professores e 17 coordenadores pedagógicos


Nomeação realizada por Rui foi publicada no DOE desta quinta-feira
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), nomeou 260 professores e 17 coordenadores pedagógicos que foram aprovados no concurso público de 2018, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (18). Os convocados devem entregar a documentação exigida nos locais e período indicados no edital de convocação. O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), situados em Salvador e em outros 26 municípios do estado. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE). (Bahia Notícias)

Festival do Chocolate e Cacau espera atrair 60 mil pessoas até domingo

Com secretários e deputados, Rui Costa abre o festival em Ilhéus (Foto: Manu Dias)
Com a expectativa de atrair cerca de 60 mil pessoas até domingo (21), a 11ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, o Chocolat Bahia, foi aberta no final da tarde desta quinta, no Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes. O evento conta com 170 expositores e 70 marcas de chocolate de origem e foi aberto pelo governador Rui Costa e o idealizador do Chocolat Bahia, Marco Lessa. Costa disse ficar entusiasmado e otimista a cada edição do Chocolat Bahia. “Ele representa o ressurgimento da economia do cacau. Estamos saindo daquela lógica de exportar o cacau in natura para agregar valor”, ressaltou. O governador baiano também avaliou a produção regional em exposição no evento. “É impressionante a qualidade e a diversidade de produtos. Também já temos garantida a presença do estado na feira do chocolate de Paris”, afirmou Rui. Até domingo, consumidores e visitantes de todas as regiões do Brasil e até do exterior participam do evento. “O primeiro dia já é um sucesso absoluto. Estamos felizes com o resultado alcançado e, principalmente, porque conseguimos agregar valor na produção de cacau e colocar essa região no patamar que ela sempre esteve, de referência mundial na produção de cacau, chocolate e turismo”, disse o organizador do Chocolat Bahia, Marco Lessa. Durante o evento, especialistas nacionais e internacionais discutem as tendências do setor no mundo. Palestras, workshops e cursos também fazem parte da programação. A entrada no Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes, é gratuita. Confira toda a programação no site do evento. (Pimenta)

quinta-feira, 18 de julho de 2019

CALCULADORA PREVIDENCIÁRIA: Novo site do INSS mostra valor e quanto tempo falta para você se aposentar

Desde maio, a forma de acesso ao portal Meu INSS sofreu alterações: o login passou a ser realizado através do endereço virtual próprio do Portal. É que o governo federal pretende unificar portais e sites institucionais e, por isso, fez a mudança.


Como consultar extrato do INSS


Já no site (CLIQUE AQUI), o interessado precisa informar dados pessoais obrigatórios: nome e CPF, além de informações opcionais que podem ajudar em caso de necessidade de recuperação da senha, como endereço de e-mail e número de telefone. 


O cidadão terá que confirmar, ainda, o nome da mãe, assim como seu dia e seu mês de nascimento.


O cadastramento depende da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias e somente é finalizado quando o segurado responde de forma correta às perguntas. 
Por isso, é preciso escolher a opção correta sobre a última empresa onde trabalhou recolhendo para a Previdência Social, o ano em que ingressou nessa companhia e até se recebeu benefício do INSS nos últimos cinco anos.
De acordo com o INSS, terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso para utilização do Meu INSS.
Ainda há uma outra forma de acessar o portal Meu INSS. O internauta pode entrar nos sites dos bancos Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi, a fim de obter uma senha inicial. 
As agências do INSS também oferecem esse serviço. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento telefônico 135.


Veja os serviços que podem ser realizados pelo Meu INSS:


1. Aposentadoria por idade

2. Salário-maternidade

3. Simulação de tempo de contribuição

4. Agendamentos e consultas de pedidos

5. Extrato CNIS

6. Extrato de pagamento de benefício

7. Extrato de empréstimo

8. Extrato de Imposto de Renda

9. Carta de Concessão de Benefício

10. Agendamento de perícia médica

11. Declaração de benefício

12. Consultar a revisão do artigo 29

13. Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual


14. Alterar dados básicos de contato

PDT suspende deputados que votaram a favor da Reforma da Previdência

Deputado baiano Aelx Santana está entre os suspensos (Foto: Divulgação)
O PDT decidiu, nesta quarta-feira (17), instaurar processo disciplinar contra os oito deputados federais que desrespeitaram decisão partidária e votaram a favor da reforma da Previdência. Por decisão da Executiva Nacional e da Comissão de Ética, os deputados também estão com suas representações partidárias suspensas até que o processo seja concluído – o que pode demorar até 60 dias. A decisão atinge os deputados federais Alex Santana (BA), Flávio Nogueira (PI), Gil Cutrim (MA), Jesus Sérgio (AC), Marlon Santos (RS), Silvia Cristina (RO), Subtenente Gonzaga (MG) e Tabata Amaral (SP). De acordo com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, a decisão do Diretório Nacional “é soberana e representa todas as instâncias partidárias”. Os oito parlamentares estão com as suas atividades partidárias de representação na Câmara suspensas. Ninguém, nenhum desses oito, pode falar em nome do partido, ter função em nome do partido, participar da direção do partido até a decisão final do diretório nacional”, afirmou Lupi. (Pimenta)

Trabalhadores rurais em condições análogas à escravidão são resgatados em van

Foto ilustrativa: Jesse Orrico/Unsplash
Dezoito trabalhadores rurais em condições análogas à escravidão foram resgatados por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na terça-feira (16), na BR-101, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. A informação foi divulgada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), nesta quarta-feira (17). Segundo informações do órgão, os lavradores fugiram do município de Boa Esperança, no Espírito Santo, após serem submetidos a trabalhos em condições precárias. O grupo viajava para a cidade de Piranhas, interior de Alagoas, em uma van clandestina, quando o veículo foi parado pela polícia.
De acordo com o órgão, os trabalhadores contaram que foram enganados por um homem que prometeu trabalho e estavam retornando para casa sem dinheiro e contando com a ajuda de terceiros. O grupo foi encaminhado para o Ministério Público do Trabalho de Eunápolis, onde prestaram depoimento e receberam um transporte regular para voltar para Alagoas.
Os lavradores disseram para os procuradores do MPT que o homem que os contratou ofereceu trabalho na colheita de café, com diárias que poderiam chegar a R$ 100. A chegada dos trabalhadores no Espírito Santo aconteceu em 1º de julho, em um ônibus clandestino, que o dono da lavoura contratou.
Ainda de acordo com o MPT, ao chegar a Boa Esperança, os trabalhadores foram alojados em uma casa sem condições mínimas de higiene e sem mobiliário e passaram a trabalhar em atividades diversas, sempre conduzidos pelo dono da lavoura. Entretanto, o grupo recebeu a diária entre R$ 20 e R$ 50.
Segundo o depoimento dos trabalhadores, tanto as ferramentas usadas no trabalho quanto a comida que consumiam estavam sendo pagas pelos próprios lavradores. Eles também tiveram que arcar com os custos da viagem de ida, aluguel, água e energia elétrica da casa que estavam e não tiveram registro da relação de trabalho em suas carteiras profissionais. (G1/BA)

terça-feira, 16 de julho de 2019

IGRAPIÚNA: Prefeito tenta justificar diárias de R$533 mil e é rebatido pelo denunciante

Léo (PSB) | Foto: Reprodução
Após repercussão de informações públicas e notórias de que o atual Prefeito de Igrapiúna, Leandro Ramos (Léo), foi condenado no âmbito do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por irregularidades na concessão de diárias no exercício de 2013 e 2014, a prefeitura vem a público tentar justificar o injustificável querendo ofuscar as informações alegando que o conteúdo das notícias é antigo. Porém, é importante deixar claro que muito embora a penalidade seja referente ao exercício de 2013 e 2014 só agora em 09 de agosto de 2018 que o TCM publicou a decisão do processo que o condenou a devolver recursos aos cofres públicos do município. Logo, não é verdade o que diz a nota da Prefeitura, a decisão é recente e só agora por meio dos veículos de comunicação veio ao conhecimento de toda a comunidade Igrapiunense. É importante destacar que na decisão que o condenou traz de forma clara e inequívoca de que os recursos públicos de Igrapiúna foram usados sem qualquer responsabilidade e controle interno. Mais uma vez, não é verdade o que diz a nota da Prefeitura que as diárias são rigorosamente controladas por órgãos próprios, se assim o fosse, não teria sido condenado a devolver dinheiro ao município.  Por isso, destaca-se que a nota pública emitida pela Prefeitura de Igrapiúna não traz qualquer esclarecimentos, mas sim, tem o objetivo de tentar desacreditar a verdade que consta nos autos do processo ( nº 76429-15) que o condenou. Ainda assim, muito embora o prefeito esteja recorrendo da decisão do Tribunal de Contas, O Ministério Público Estadual, foi oficializado para averiguar possíveis atos de improbidade administrativa por parte do gestor que imoderadamente usou dinheiro público na concessão de diárias para viagens.  Por fim, nota-se que o prefeito não conseguiu justificar os gastos de R$533.755,00 (quinhentos e trinta e três mil, setecentos e cinqüenta e cinco reais), conseguiu apenas, informar que está recorrendo da decisão, assim, deixando claro que de fato foi condenado pelo colegiado de contas. (Redação: Anderson da Hora/Facebook) - Fonte dessa matéria: https://ubaitabaurgente.com.br

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Convenção homologa nome de Ioná Queiroz à prefeitura de Camamu

Ioná Queiroz tem nome homologado em convenção do PT
Neste domingo (14) foi realizada a convenção que homologou a chapa para a eleição suplementar que será realizada em setembro em Camamu. A ex-prefeita Ioná Queiroz foi escolhida como candidata do PT em chapa que terá como vice Mário de Santinho, também do PT. A convenção contou com a presença dos deputados federal Paulo Magalhães (PSD) e estadual Rosemberg Pinto (PT). Ioná Queiroz ficou emocionada com a convenção e a quantidade de pessoas. “A população mandou o recado e quer continuar com a nossa gestão. Fiquei muito emocionada com a quantidade de pessoas na nossa convenção”, disse. Os eleitores de Camamu voltam às urnas em 3 de setembro, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anular a eleição passada. Ioná venceu o pleito de 2016, mas teve o registro de candidatura negado em análise concluída em junho passado. (Pimenta)

Receita paga nesta segunda-feira 2° lote de restituições do IR 2019

Serão pagos R$ 5 bilhões a 3.164.229 contribuintes (Foto: Divulgação)
A Receita Federal faz nesta segunda-feira (15) os depósitos do segundo lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2019. De acordo com o Fisco, serão pagos neste lote R$ 5 bilhões a 3.164.229 contribuintes. As consultas foram abertas na última segunda-feira (8) pelo site da Receita na internet. Também é possível usar o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e à situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal. Clique aqui para consultar se você está no lote de restituição. Do total a ser pago, R$ 2,362 bilhões serão pagos a contribuintes idosos acima de 60 anos, com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. (G1)

Cantor de forró não aceita fim de namoro e mata namorada a facadas na Bahia

Tragédia ocorreu no município de Mata de São João (Foto: Divulgação)
Mais uma mulher foi vitima de violência doméstica e perdeu a vida nesta sexta-feira (12). Identificada como Daiane Oliveira Mota, a vítima foi morta a facadas pelo ex-namorado Alessandro Souza dos Santos, vocalista da Banda de forró Chamego Bom, no distrito de Amado Bahia, no município de Mata de São João, de acordo com informações do Aratu Online. Segundo a nota, ele não aceitou o fim do relacionamento e após uma discussão, praticou o crime. A SAMU foi acionada, mas a jovem não resistiu aos ferimentos. O artista segue foragido. A jovem tinha 22 anos. (Bocão News)

Em cinco meses, Brasil registra 17,9 mil mortes violentas; queda é de 22%

Dados são do Índice Nacional de Homicídios (Foto: Ubatã Noticias/Arq)
O Brasil registrou uma queda de 22% nas mortes violentas nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Somente em maio, houve 3.521 assassinatos, contra 4.327 no mesmo mês do ano passado. Já no período que engloba os cinco meses, foram 17.907 mortes violentas — 5,1 mil a menos que o registrado nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2018. A tendência de queda nos homicídios do país foi antecipada pelo G1 no balanço dos dois primeiros meses do ano, que apresentaram redução de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, e no balanço das mortes violentas de 2018, que teve a maior queda dos últimos 11 anos da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com 13%. O número de assassinatos, porém, continua alto. O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados apontam que: houve 5.108 mortes a menos nos primeiros cinco meses de 2019; 23 estados e o DF apresentaram redução de assassinatos no período dois estados tiveram quedas superiores a 30%: Sergipe e Ceará; apenas três estados registraram alta de assassinatos: Piauí, Tocantins e Roraima. *Ler mais no G1.

domingo, 14 de julho de 2019

Soldado da PM morre após bater moto em animal em rodovia na Bahia

Policial estava na Polícia Militar há 10 anos (Foto: Divulgação)
Um soldado da Polícia Militar, de 33 anos, morreu após bater a moto em que estava em um animal, na BR-420, na Bahia. Segundo a PM, o acidente aconteceu na noite de quinta-feira (11), no trecho da rodovia que liga os municípios baianos de Pojuca e Catu. A vítima foi identificada como Tiago dos Anjos Santos. O policial estava na Polícia Militar há 10 anos e trabalhava na 32ª CIPM, que fica em Pojuca. O militar era casado e não tinha filhos. Em nota, a PM lamentou o ocorrido e informou que o soldado foi enterrado na tarde desta sexta-feira (12), em Catu. (G1)

BAHIA:: Idosa, filho e neto de 5 anos são encontrados mortos dentro de casa

Polícia Civil realizou perícia e investiga o crime (Foto: Divulgação)
Uma idosa de 63 anos, um homem de 34, e uma criança de 5 anos foram encontrados mortos dentro de casa, na tarde desta sexta-feira (12), em Barra do Jacuípe, localidade pertencente a Camaçari, região metropolitana de Salvador. Conforme informações da Polícia Civil, Renilda Arcanjo de Jesus Santos e Arielson Santos foram encontrados amarrados em cima do sofá. A criança, que não teve a identidade revelada, estava deitada no chão. O menino é neto da mulher e sobrinho do homem que também foram vítimas dos tiros. Segundo a polícia, homens encapuzados invadiram a casa e dispararam contra as vítimas. Não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Camaçari. O caso será investigado na 18ª Delegacia. (G1)

IBIRAPITANGA: Homem é preso com arma e veículos roubados em Ilhéus

Netinho de Itamarati foi preso em Ilhéus (Foto: Ubatã Notícias)
Um homem identificado apenas pelo prenome de ‘Netinho de Itamarati’ foi preso neste sábado (13) pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional da 70ª CIPM/Ilhéus. O homem foi flagrado com uma pistola, três motos roubadas e um veículo que era utilizado para cometer assaltos. Segundo informações da PM, Netinho faz parte de uma quadrilha que aterroriza motoristas no trecho entre o trevo de Uruçuca e a Copa 70, à cerca de 12km de Itamarati, distrito de Ibirapitanga.

UBATÃ: SAC Móvel estará no município nos dias 15, 16 e 17 de julho

SAC Móvel atenderá na Praça do Fórum (Foto: Ubatã Notícias/Arq)
O Serviço de Atendimento ao Cidadão, o SAC Móvel, atenderá em Ubatã nos dias 15, 16 e 17 de julho. Serão oferecidos os serviços de emissão de Carteira de Identidade, Antecedentes Criminais, Recadastramento de Pensionistas, Ouvidoria Geral do Estado e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O SAC, que já está em Ubatã, atenderá ao público, mais uma vez, na Praça do Fórum. De acordo com a Secretaria Estadual de Administração, serão atendidas 250 pessoas . 

sexta-feira, 12 de julho de 2019

IGRAPIÚNA: Prefeito Léo é condenado a devolver mais de 500 mil aos cofres da prefeitura

Na página oficial do Facebook do estudante de Direito e filho de Igrapiúna, Anderson da Hora dos Santos, traz à tona uma denúncia que foi apresentada por um Cidadão Igrapiunense contra o atual Prefeito Leandro Ramos (Léo).  Em 26/10/2015 foi protocolado no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), uma denúncia com supostas irregularidades por parte do Executivo municipal, o Senhor Prefeito Leandro Ramos (Léo), no que se refere à concessão de diárias. Na peça acusatória foi apresentada a utilização “imoderada e irregular concessão de diárias de viagens” no exercício de 2013 e 2014 por parte do atual ordenador de despesas do município. Segundo informações colhidas no site do Colegiado de Contas, consta que foi concedido recursos financeiros à título de diárias para diversos servidores públicos, sejam eles efetivos, comissionados, agentes políticos e contratados, no valor de R$533.755,00(quinhentos e trinta e três mil, setecentos e cinqüenta e cinco reais), constando ainda nos autos, segundo denúncia e deliberação do TCM nº 76429-15 que o Prefeito se apropriou imoderadamente do valor de R$89.200,00 (oitenta e nove mil e duzentos reais). É importante destacar que após o direito do contraditório e ampla defesa por parte do denunciado, não foi efetivamente comprovado a natureza das diárias. Por isso, não restando dúvidas, destaca-se, informações Públicas e notórias no site do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), foi considerada procedente a referida denúncia respingando os seus efeitos na aplicação de sanção por parte do TCM ao Prefeito Leandro Ramos (Léo), Igrapiúna/BA, a multa no importe de R$20.000,00 (vinte mil reais), e o ressarcimento aos cofres públicos municipais, no valor de R$533.755,00 (quinhentos e trinta e três mil, setecentos e cinqüenta e cinco reais) a serem pagos com recursos próprios. Ou seja, o Prefeito terá que abrir o bolso para liquidar a dívida Pública.  Diante o exposto é importante mencionar que todas as informações apresentadas são de irrestrito interesse público onde todos os Igrapiunenses têm o direito de saber sobre a administração pública do município.  O processo está em andamento onde possivelmente o Prefeito esteja recorrendo da decisão que o condenou a devolver dinheiro aos cofres público. A decisão é da sessão do dia 09 de agosto de 2018. Com informações do blog do Pelegrini 

Governo libera mais R$ 440 mi em emendas em meio à votação da Previdência

Governo liberou R$ 1,135 bilhão em emendas para deputados
No dia em que o plenário da Câmara aprovou o texto-base da reforma da Previdência, o governo federal liberou nesta quarta-feira (10) mais R$ 439,6 milhões em emendas parlamentares destinadas a ações de saúde nos municípios. A liberação dos recursos ocorreu um dia após ser disponibilizado outro R$ 1,135 bilhão também para a saúde por meio de emendas. Com isso, só entre terça (9) e quarta, foi autorizada a liberação de R$ 1,574 bilhão. É comum que emendas sejam liberadas às vésperas de votações importantes para o Executivo, como forma de o governo garantir apoio da maioria dos parlamentares. (Bahia Notícias)

Barragem se rompe na Bahia e moradores de município vizinhos devem deixar casas

Barragem que se rompeu na Bahia serve para pesca e irrigação (Foto: Divulgação)
Uma barragem se rompeu no povoado de Quati, que fica em Pedro Alexandre, localizada a cerca de 435 km de Salvador, na manhã desta quinta-feira (11). Conforme a Defesa Civil da cidade, as fortes chuvas que caem na região do Rio do Peixe contribuíram para o rompimento da estrutura. Não há registro de feridos. A Prefeitura de Pedro Alexandre – que fica no nordeste baiano, perto da divisa com Sergipe – decretou estado de calamidade e emergência após o município ter sido tomado pela água. A preocupação da gestão de Coronel João Sá, cidade que fica a 45 km de Pedro Alexandre, é com as famílias que moram às margens do Rio do Peixe, que corta a região. A água que vazou da barragem segue o curso do rio e, por volta das 15h30, já havia chegado a João de Sá. O percurso do rio entre as duas cidades é de cerca de 80 km. Não há informações da velocidade da água, mas há confirmação de risco de invasão de casas e de prejuízos materiais por todo o município.
Coronel João Sá após chuva forte e rompimento de barragem em cidade vizinha
Desde o início da manhã, a administração de Coronel João Sá, que fica em um nível abaixo da barragem e é cortado pelo Rio do Peixe, pede para cerca de 120 famílias que moram às margens do rio deixem o local. No total, 300 pessoas vivem na área considerada com risco de ser atingida pela água. Coronel João Sá já tinha áreas alagadas, mas por conta da chuva. A preocupação adicional é justamente com a enxurrada provocada pelo rompimento da barragem do Quati. Até por volta das 15h30, a prefeitura da cidade ainda não tinha conseguido fazer a retirada das pessoas das casas. Os moradores, segundo o secretário de comunicação, se recusam a deixar os imóveis. Escolas foram disponibilizadas pelo município para abrigar quem está em área de risco. *Ler mais no G1.

CAMAMU: Eleição extra para escolha de prefeito ocorre em 1° de setembro


Foto: Reprodução/ Blog do Marcos Frahm
A eleição extra que vai escolher o novo prefeito de Camamu, no Baixo Sul, baiano ocorrerá no dia 1° de setembro. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) nesta quinta-feira (11). Desde o dia 28 de junho, a função de chefe do Executivo local foi assumida interinamente pelo presidente da Câmara, o vereador Enoc Souza (Patri), após afastamento da então prefeita Ioná Queiroz (PT) (ver aqui).
A gestora foi cassada por improbidade administrativa – no caso, abuso de poder econômico – nas eleições de 2008, quando também concorria a prefeitura. Queiroz voltou a se candidatar em 2016 mesmo com a cassação em vigor, mas foi beneficiada por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) que garantiu o registro de candidatura.
No entanto, no último dia 4 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação da chapa de Ioná, referente às eleições de 2008. (Bahia Notícias)

quinta-feira, 11 de julho de 2019

CAMAMU: Ioná Queiroz é candidata e vai disputar a eleição suplementar dia 1º de setembro

Ioná Queiroz será candidata a prefeita na eleição suplementar que será realizada no próximo dia 1 de setembro, de acordo com calendário divulgado pelo TRE, nesta quarta-feira (10). O PT, partido de Ioná, deve realizar convenção ainda neste final de semana, chancelando o nome de Ioná como candidata, uma vez que, pelo calendário, os partidos devem realizar as convenções já a partir desta quinta-feira (11), até a próxima quarta-feira (17).

IONÁ É CANDIDATA
Muito se falou a respeito da candidatura de Ioná Queiroz nessa eleição suplementar e o Portal Pratigi apurou, a partir da decisão proferida pela ministra Rosa Weber, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, que afirma que, uma vez extinto o processo contra Ioná, a mesma torna-se elegível, sem nenhum fato que a proíba de ser candidata.
O ministro Alexandre de Moraes, que proferiu voto favorável à então Prefeita Ioná, pela manutenção dela no cargo, disse que, com a finalização do processo, nada impede que Ioná possa ser candidata e, seguindo esse entendimento, o PT fará sua convenção para lançar o seu nome no próximo domingo (14), como candidata do partido.
Ioná já havia declarado o seu desejo de continuar seu governo e finalizar os projetos iniciados em sua gestão, em 2017.

Premiação do Estado vai pagar R$ 32 mil para servidores públicos

Arte: Divulgação
O prêmio Boas Práticas no Serviço Público vai distribuir um total de R$ 32 mil reais para os servidores públicos da Bahia que desenvolvem ações, projetos ou atividades inovadoras, ações essas que promovam a melhoria da qualidade do serviço público.
O primeiro lugar receberá R$ 10 mil, enquanto o segundo colocado leva R$ 7 mil e o terceiro R$ 5 mil. Ao todo serão contemplados os dez primeiros classificados. Podem ser inscritas iniciativas de qualquer área do estado, pertencente a um dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Os projetos devem visar o aperfeiçoamento dos serviços públicos, a melhoria do atendimento ao cidadão, o aprimoramento de processos ou economia para os cofres do Estado. As inscrições estão abertas até o dia 22 deste mês e podem ser feitas no link: valorizaservidor.ba.gov.br…
Podem ser inscritas iniciativas desenvolvidas pelos servidores nas suas áreas de atuação como um software de computador, ou uma ação para melhorar as rotinas de trabalho, ou ainda um projeto que aprimore o atendimento ao público. Valem ações, programas ou projetos de qualquer área do Estado: saúde, segurança pública, educação, administração, dentre outras.
O Prêmio de Boas Práticas de Trabalho no Serviço Público Estadual é concedido a cada dois anos, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28/10) e como parte da política de valorização do funcionalismo estadual. Instituído pela Lei número 10.848, o Boas Práticas completa dez anos em 2019, com cerca de uma centena de servidores públicos contemplados e muitos projetos, ações ou programas implementados, que ajudam no aprimoramento da gestão pública.
Os ganhadores são escolhidos em duas etapas. Primeiro é feita uma pré seleção dos melhores projetos, elegidos por uma comissão composta por representantes de vários órgãos públicos e entidades (Secretaria da Administração, Secretaria do Trabalho, Casa Civil, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Ministério Público e Defensoria Pública.
Em seguida, é realizada uma visita in loco, quando é feita uma segunda avaliação. Dentre os critérios analisados estão abrangência e sustentabilidade do projeto, benefícios, tempo de dedicação do servidor e economicidade gerada pela ação.
Valores da premiação de acordo com as colocações:
  • Premiação 1º Lugar: R$ 10.000,00
  • Premiação 2º Lugar: R$ 7.000,00
  • Premiação 3º Lugar: R$ 5.000,00
  • Premiação 4º Lugar: R$ 3.000,00
  • Premiação 5º Lugar: R$ 2.000,00
  • Premiação do 6º ao 10º Lugar: R$ 1.000,00
Fonte: Ascom/ Saeb

Câmara aprova em primeiro turno texto-base da PEC da Previdência

Votação em plenário ocorreu nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (10) em primeiro turno, por 379 votos a 131, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) de reforma da Previdência, que altera as regras de aposentadoria. Para concluir a votação, os parlamentares ainda precisam analisar emendas e destaques apresentados pelos partidos para tentar alterar pontos específicos do texto-base. Antes de conseguir aprovar o texto-base, os deputados favoráveis à reforma tiveram que analisar no plenário requerimentos regimentais de obstrução apresentados pelos partidos contrários às mudanças nas regras previdenciárias. O objetivo dos oposicionistas com o uso do chamado “kit obstrução” era atrasar o máximo possível a votação. Porém, todos os requerimentos de obstrução foram rejeitados pela maioria dos deputados ao longo desta quarta-feira. Por um placar de 334 votos a 29, os defensores da reforma derrubaram um pedido do PSOL que solicitava a retirada de pauta da proposta. Com a rejeição, ficaram prejudicados outros requerimentos que pediam o adiamento da votação. A oposição fez outra tentativa para atrasar os trabalhos ao pedir que o texto fosse analisado de forma fatiada, votando cada artigo separadamente. Para contornar a situação, deputados favoráveis à PEC da Previdência usaram uma manobra regimental e apresentaram seis requerimentos que tratavam de procedimentos de votação. *Ler mais no G1.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Calendário do abono salarial PIS-Pasep 2019-2020 é divulgado

Foto: Reprodução
O abono salarial PIS-Pasep 2019-2020, ano-base 2018, começará a ser pago a partir de 25 de julho, de acordo com o calendário publicado nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial da União. O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil. Quem nasceu nos meses de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre 0 e 4 receberá o benefício ainda no ano de 2019. Já os nascidos entre janeiro e junho e com número de inscrição entre 5 e 9 receberão no primeiro trimestre de 2020. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2020, prazo final para o recebimento (ver calendário).

ILHÉUS: Homens que desapareceram após saírem para pescar são encontrados

Barco com pescadores foi encontrado à deriva em Itacaré
Os quatro homens que desapareceram após saírem para pescar no mar da cidade de Ilhéus (ver aqui) foram encontrados na manhã desta quarta-feira (10), em Itacaré. As informações são da Marinha. O grupo saiu na quinta-feira (4) e deveria ter retornado no domingo (7). Os homens foram identificados como Janildo Cerqueira Soares, Carlos Miranda, Gildásio e Edson. Conforme a Marinha, eles estavam em mar aberto, dentro da embarcação em que viajavam, quando foram encontrados pela tripulação de um barco pesqueiro de grande porte. A embarcação dos pescadores foi rebocada pelo barco maior até o farol do Rio de Contas, um ponto do rio onde há o encontro com o mar. Em seguida, a Marinha continuou o resgate, pois já estava na região fazendo as buscas dos desaparecidos. Ainda não há detalhes do motivo que deixou os homens em alto mar. O barco em que eles estavam está com documentação em dia. A Marinha ainda informou que investiga as causas do desaparecimento, mas que informações iniciais apontam que o motor do barco não estava funcionando, já que ele foi rebocado por uma embarcação maior. (G1)

Morre jornalista Paulo Henrique Amorim aos 77 anos

Jornalista sofreu infarto fulminante na madrugada desta quarta-feira, depois de sair para jantar com amigos na noite de terça-feira

Amorim estava em casa, no Rio de Janeiro, quando sofreu um infarto fulminante — informação confirmada pela mulher dele.
Na noite da terça-feira (9), o jornalista havia saído para jantar com amigos.
Paulo Henrique Amorim estava na Record TV desde 2003 e deixa um legado para o jornalismo brasileiro, uma vez que passou por diversos jornais, revistas e emissoras de televisão do país.
Paulo Henrique estreou no jornal A Noite, em 1961. Depois foi trabalhar em Nova York, como correspondente internacional da revista Realidade e, posteriormente, da revista Veja.
Na televisão, passou pela extinta TV Manchete e pela TV Globo, também como correspondente internacional em Nova York.
Em 1996, deixou a TV Globo e foi para a TV Bandeirantes, onde apresentou o Jornal da Band e o programa Fogo Cruzado. Depois, foi para a TV Cultura.
Em 2003, foi contratado pela Record TV, onde apresentou o Jornal da Record segunda edição. No ano seguinte, ajudou a criar a revista eletrônica Tudo a Ver na emissora. Em 2006, assumiu a apresentação do Domingo Espetacular, onde ficou até junho deste ano. 
Amorim deixa uma filha e a mulher, a jornalista Geórgia Pinheiro. (R7)

terça-feira, 9 de julho de 2019

INSS: 90 serviços serão feitos pela internet ou telefone a partir desta quarta (10)

Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO
Ir a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será cada vez mais raro. A partir desta quarta-feira (10) o órgão conclui o processo de digitalização dos seus serviços. Agora, marcação de perícias para prolongamento de benefícios, marcação de perícia domiciliar e solicitação de auxílio acidente serão incluídos na lista de atendimentos feitos digitalmente pelo aplicativo ou central telefônica do órgão. Ao todo, 90 serviços do INSS passam a ser realizados de forma não presencial e apenas seis continuarão a ser prestados pessoalmente nas agências. A ideia é diminuir os atendimentos realizados pessoalmente para acelerar os processos de concessão de benefícios.
Segundo o INSS, o processo de digitalização dos serviços começou em 2017, quando os processos dos chamados serviços de reconhecimento inicial de direitos, como pedidos de pensão, aposentadorias e salário maternidade, funcionavam em duas modalidades. Na época, era possível fazer o pedido pelo aplicativo e telefone ou agendar um atendimento presencial na agência. Em uma segunda fase, esses processos deixaram de ter atendimento presencial e os de manutenção de benefícios também passaram a ser prestados pelo meio digital. Com a adição realizada a partir desta quarta de mais 11 serviços, ficarão no atendimento presencial apenas a realização de perícias médicas, prova de vida – quando o segurado não conseguir realizar no banco -, vista ou carga de processos, geração de senha para o atendimento online e orientações em geral. *Com informações do CORREIO

Cadastro positivo automático começa a valer e promete juro menor a bons pagadores

Bons pagadores terão vantagem com Cadastro Positivo (Foto: Divulgação)
Após ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), a lei que prevê a inclusão automática de todos os consumidores no cadastro positivo passa a valer no Brasil. Tal cadastro envolve dados de todos os consumidores sobre o histórico de pagamento de dívidas. O cadastro seria um comprovante de que a pessoa é boa pagadora. A vantagem é que o consumidor conseguiria crédito mais barato e mais fácil. A desvantagem, segundo seus críticos, é que não se sabe o que será feito com os dados do cliente, e a inclusão automática do nome numa lista fere o Código de Defesa do Consumidor. Segundo o Banco Central, cada consumidor terá uma nota (também chamada de score), definida de acordo com o pagamento de empréstimos, cartão de crédito e de serviços, como uma forma de reputação no mercado. Quanto mais alta for essa nota, melhor pagador ele será considerado. A promessa é de que a inclusão automática no cadastro auxilie a diminuição dos juros cobrados ao consumidor no país. (Bahia Notícias)